Um pouco sobre pessoas tóxicas

Muitas pessoas nos fazem mal, e muitas são também as formas, mesmo que nem percebamos. Sugam, nos sugam, nos tomam. Entre elas, lá, quase que se camuflando, estão elas, as pessoas tóxicas. Não aquelas que nos criticam abertamente e apenas para o próprio prazer, que o tempo todo tentam nos pôr para baixo, essas não. Essas são ainda muito óbvias. Porque o pior, quase sempre, é o silencioso, aquilo que não se dá atenção, que nem parece estar ali. Não é tóxico no sentido comunmente usado naqueles manuais de como se livrar de pessoas tóxicas espalhados internet a fora, nada tão amplo. Mas sim no sentido de que corrói aos poucos, invade, toma conta, lenta mas inexoravelmente.

Elas estão por todos os lados, cada vez mais. São aquelas para quem nada está bom, nada jamais será bom. Tudo é motivo de polêmica e crítica, por mais que seja apenas durante uma conversa de ponto de ônibus com um desconhecido, ou a aula do dia na faculdade. Não há palavras doces e nem lado positivo, apenas erros e culpados. Aliás, elas estão prontas para apontar e condenar o governo, o chefe, qualquer um em qualquer situação. E sempre há argumentos, para tudo. Argumentos infindáveis, embora por vezes demais falte consideração. Elas reclamam, resmungam e são campeãs em encontrar defeitos. Com elas, na maior parte das vezes, o assunto não pode simplesmente ser leve e alegre. Tem que haver algo a discutir, a problematizar, ou simplesmente a criticar mesmo.

Elas podem estar do seu lado, ou até falando com outra pessoa, mas parece que depois de um tempo o próprio ar se torna negativo, pesado. Pode causar desconforto, ou não, o que preocupa mais. Elas cutucam, provocam, querem que participemos. E o pior é que, às vezes, é tentador. Muito e perigosamente tentador. Eu tenho medo das pessoas tóxicas, porque temo me tornar uma delas. Medo de estar na beira desse precipício e não ser suficientemente forte para resistir, de já estar dia a dia me perdendo nesse caminho quase sem volta. Porque há dias em que é bem mais fácil ser assim. Mais cômodo, como se esconder. Exige menos esforço do que sorrir, pensar no lado do outro, fazer piada mesmo em um dia não tão bom. Eu tenho medo de parar de enxergar as coisas boas da vida e como tudo isso aqui é lindo, de parar de ser grata. De um dia ceder a esse meu lado obscuro e parar de ver o sol. Eu tenho mesmo medo da pessoa tóxica que há dentro de mim.

6 comentários sobre “Um pouco sobre pessoas tóxicas

  1. Oie Tudo bem?
    Esse seu post foi bem intenso em? Vou começar dizendo que a humanidade é podre!! Você vai encontrar esse tipo de gente em todos os lugares e em vários níveis de toxicidade!!
    Eu te entendo completamente, por exemplo eu sou gay, sinceramente fico muito mal quando sofro preconceitos ou reprimendas, e por isso tento não ser preconceituoso o máximo possível, mas sabe o que acontece eu me pego muitas vezes sendo preconceituoso e acabo puxando minha própria orelha, porque quero ser uma pessoa melhor!
    O importante é trabalhar sua personalidade e caráter, e tentar ser uma pessoa melhor, todos estamos predispostos a as vezes pender para o nosso lado ruim, resta nós mesmo trabalharmos para não pender por completo!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    Curtir

  2. Oi, Ana
    Excelente texto.
    Conheço pessoas assim, que só sabem problematizar. Qualquer coisinha é motivo para criar caso. Não tenho paciência. E, assim como você, tento sempre ver o lado bom das coisas. Acho que o mundo já tem negatividade demais e ele não precisa que eu fique procurando coisa onde não tem kk

    Beijo,
    João Victor – De cabeça para baixo | All pop stuff

    Curtir

  3. Oi Ana. Tudo bem?

    Nem fale de pessoas assim. Sempre terá um indivíduo que se acha melhor e te deixará para baixo com palavras negativas. Elas se sente bem dessa maneira. Infelizmente eu tenho duas pessoas dessa maneira na minha vida, eu evito conversar com elas e quando não tem jeito converso o necessário. Não entristeço mais com as palavras que saem da boca deles, pois sei que a maioria, é mentira.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário

